Marcadores: , , , , ,

The Walking Dead e o episódio da redenção

Render-se é uma das tarefas mais difíceis na vida. Significa que você, eu, ele desistiu de tentar alcançar qualquer que seja o objetivo previamente traçado. O episódio 15, Sorrowful Life, da terceira temporada de The Walking Dead mostrou o final da saga de Merle. O personagem cansou de tentar decidir para qual lado iria guerrear, cansou de encarar os olhares desviados dos "colegas", cansou até da desconfiança do irmão Daryl. Em um mundo que o apocalipse zumbi dita as regras, render-se não pode  ter outro final que não seja  a morte.


Além de Merle, o episódio revela outra redenção: a de Rick. O pseudo-líder tropeçou na missão diversas vezes durante as três temporadas. Fez escolhas erradas, foi autoritário quando não deveria e, por isso, seu grupo poucas vezes lhe deu razão. Aliás, o cara perdeu a razão há muitos episódios e demonstra total incapacidade de cuidar dos dois filhos, tampouco de liderar um grupo de pelo menos 15 pessoas.

Rick fez a escolha errada ao tentar trocar Michonne pela paz com o Governador. Seria inocente e estúpido fazer a troca. Ele até cogitou fazê-la e comentou o fato com que não deveria: Merle. Os dois personagens, escorregadios, protagonizaram os acontecimentos do penúltimo episódio.

Quando já tinha voltado atrás na decisão - e ter se dado conta que Michonne é uma forte aliada bélica - Rick conversa com Merle, que aproveita a deixa para ele mesmo levar a personagem ao vilão. Desesperado, ele sempre soube que a atividade não o isentaria de uma vingança. Merle libera Michonne e segue sozinho ao encontro do antigo chefe. A estratégia de levar zumbis foi legal, mas não o suficiente para dar contar o exército inimigo. O Governador faz questão de matar com as próprias mãos o "traidor".

Merle se transforma em zumbi e quem o encontra é ninguém menos que Daryl, que tentou inutilmente deter o irmão.

Como os irmãos são os únicos personagens que não estão nas HQ's e a existência de um está atrelada à vida do outro - é o alguns críticos falam por aí -, fica a expectativa do que pode acontecer com Daryl. Não acredito que ele vai morrer, até porque o cara é o favorito de muita gente e a justificativa de que um depende do outro no programa cai por terra se levarmos em conta que Merle só retornou à série esta temporada. A construção de Daryl é boa o suficiente para se sustentar sozinha.


Mas o Surrowful Life não foi só tragédia. Glenn criou coragem e pediu Maggie em casamento. Ele pediu a mão a Hershel, pai dela e depois foi em busca da aliança na mão de uma zumbi.

Este foi o penúltimo episódio da temporada, que não mostrou a tortura de Andrea na cadeira do Governador e não deu pistas de como vai acontecer a guerra na season finale. Sobre esse ponto, acredito que enrolaram muito falando da tal guerra, da rivalidade entre os grupos e outras evidências duais.

Passou-se a temporada inteira lembrando os personagens antagonistas (Rick e o Governador) e a guerra que eles vão travar. Acabou que o melhor só vai acontecer no último momento e vai perder muito no quesito explorar momentos tensos, um dos carros-chefes do programa. Poderiam explorar muitos fatores sobre a disputa, mas com apenas 50 minutos de episódio, fica pouquíssimo tempo dedicado ao que se falou tanto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário