Marcadores: , , ,

A viagem no tempo em Downton Abbey

Elenco principal da série na primeira temporada: 17 personagens 
Acabo de assistir a season finale da terceira temporada de Downton Abbey e minha vontade é fazer um comentário baseado nos fatos recentes da série. Contar o quão boa ela é e mostrar isso pelos acostecimentos da terceira temporada. Mas eu prefiro relatar os pontos positivos do programa sem soltar spoilers, pois sei que Downton não é popular e pouquíssimas pessoas conhecem ou já ouviram falar dela.

Então, Downton Abbey é uma série britânica que conta a rotina de uma família aristocrata do início do século XX. Robert é o patriarca dos Crawley e proprietário da mansão que dá nome à série. O personagem é casado com Dora e pai de três filhas (Mary, Edith e Sybil). A ausência de um filho homem faz com que a preocupação de Robert seja casar o herdeiro - o seu parente masculino mais próximo - com a filha mais velha, Mary, para que a sucessão de seus bens seja garantida com sucesso.

O problema é que o primo mais próximo à Robert morre em um acidente e a administração de Downton cai no colo do advogado classe média Matthew. Ele não tem nenhuma simpatia com os padrões altamente aristocráticos da família e ingressá-lo aos novos costumes é tarefa difícil. Lógico que essa é só uma pequena parte da história. Aos longo da série os conflitos históricos serão abordados com muita maestria. Questões de preconceito de gênero, oposição política e social com os irlandeses, padrões comportamentais da Europa do século passado e o avanço tecnológico são alguns tópicos retratados na série (se eu revelar mais será spoiler).

Downton Abbey também é lembrada pelo número elevado de personagens e, principalmente, pelo excelente roteiro. Afinal, eles conseguem encaixar cerca de 15 narrativas em um único programa sem deixá-lo confuso ou entediante.

Figurino e cenário

A série é tão boa que já foi indicada a melhor série drama duas vezes e já ganhou o prêmio de melhor mini-série ou filme para televisão. O último prêmio conquistado pelo programa foi com a atriz Maggie Smith (a eterna Minerva MCGonagall de Harry Potter), que venceu o Emmy de melhor atriz coadjuvante. O papel dela é um dos melhores da série, realmente. Sabe a avó sarcástica que a maioria das pessoas têm? Pronto, Maggie interpreta a mãe de Robert, a condessa viúva que está presente em todos os momentos. Com tiradas inteligentes e humanas. Downton Abbey não seria a mesma sem a presença da atriz, nem conheço outro grande nome que poderia interpretar seu personagem.

Além disso, o programa tem cenário e figurino impecáveis. Cada episódio tem cerca de 60 minutos e durante esse tempo o telespectador faz uma verdadeira viagem no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário