Marcadores: , , , ,

XOXO Gossip Girl - já vai tarde

Gossip Girl foi a única série que eu simplesmente não consegui acompanhar todas as seis temporadas. Desculpem-me os fãs, e acredito que são muitos, mas GG é - em letras garrafais - cansativa. Uma mistura de drama adolescente com sexo, drogas e nada de rock'n roll. Ah sim, é uma série de moda também e acredito que este é o único fundamento que o programa consegue, com eficácia, atingir as expectativas da crítica.

Elenco principal de GG
Antes de destilar todo meu desprezo ao seriado, vou tentar explicar minha opinião. Primeiro que eu tenho os dois pés atrás com qualquer programa que pretende contar a história de adolescentes que estão no ensino médio colocando atores beirando os 30 anos. Não dá. Dawson's Creek, The OC e até Glee também pecaram nesse quesito. Depois, eu não concebo um modelo de amizade verdadeiro em que a linha entre o amor e ódio, o companheirismo e a sacanagem, é muito tênue. Blair (Leighton Meestere) e Serena (Blake Lively) são lindinhas, chamam a atenção pela riqueza e por participarem da alta sociedade de Nova York. E por elas habitarem a Upper East Side são consideradas superiores e, por isso, não devem ser misturadas com o resto da população local. O que é isso senão preconceito?

No seriado, essa explicação de viver em bairro nobre de Manhattan ser uma coisa "diferenciada" não fica tão clara, apesar de os personagens sempre citarem os moradores do Brooklyn - bairro mais modesto da metrópole norte-americana - como os coitados e indignos de frequentar os mesmo eventos/festas que os demais personagens. No primeiro volume da série literária, no entanto, essa dicotomia social é bem notória.

BFF , Best Friends Forever - NOT
Outro ponto negativo é a forma com as amigas, e personagens principais, Blair e Serena se tratam. Nunca vi tanta fuleragem. Coisa pesada mesmo, do tipo de uma colocar em risco o emprego da outra ou o relacionamento. Se essas atitudes fossem tomadas por pessoas de uma comunidade do Recife, seriam taxadas como baixaria, mas como elas são do Upper East Side, o orgulho fala mais alto e isso justifica qualquer ação.


Ícone fashionista

Blair e suas tiaras
Se tem uma coisa legal para destacar em GG é a questão da moda. Durante os seis anos de vida, o programa ditou o que as meninas do mundo inteiro vestiriam em cada ocasião social. A famosa tiara da "rainha Blair" foi a coisa mais surreal que se pode exemplificar. A personagem, ainda quando frequentava a escola, usa uma tiara especial e apenas ela, por possuir o título de rainha da escola, era merecedora de utilizar o acessório. Por causa disso, o tal diadema tornou-se um dos itens mais cobiçados do mundo fashion. E se antes um simples diadema custava cerca de R$5, após o fenômeno GG, o negócio passou a custar R$ 50. Isso nas lojas mais populares.

Bem, esse exemplo da tiara é bem característico. A verdade é que as meninas de GG se vestem super bem e estão sempre impecáveis nas roupas, cabelos e maquiagens.

Chuck Bass, I love you

Gatíssimo, Bass é o único que se salva pela coerência do personagem nas seis temporadas
A princípio, ele estava cotado para o ser o vilão da série, mas o envolvimento com a mocinha (Blair) e o estilo altamente sedutor fez com que Ed Westwick transformasse seu Chuck Bass no queridinho de Gossip Girl. Bass é o cara menos contraditório na história inteira, embora ele escorregue em algumas ações. Tipo, abandonar o amor da vida para se vingar do pai. OI? Enfim, tirando os erros do roteiro - e isso o ator não tem nada a ver - , Chuck é o cara de GG. Estiloso, atraente e extremamente apaixonado por Blair. Além disso, o cara é super íntegro e respeitador. Com exceção dos mimimis dos outros personagens, ele é quem mais sofre por motivos razoáveis. Ele leva revés da amada, dos amigos, do tio e do pai. Poor Bass.

XOXO

Gossip Girl é cansativa porque a história é sempre a mesma durante as seis temporadas. São quatro amigos inseparáveis (?) que se apaixonam alternadamente. As vezes surge um personagem novo que renova o ciclo por alguns episódios, mas depois volta a mesma paixonite sem graça de outrora. Isso acontece nos 22 episódios de 45 minutos cada, das seis temporadas. Acredito que se a série tivesse apenas quatro anos ou se os episódios durassem 30 minutos, seria mais tragável e até agradável.


2 comentários:

  1. Gabriela,

    Eu adoro Gossip Girl porque é justamente... idiota.

    hahahahaha

    Beijos!

    PS: Chuck ajuda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. éééé, as vezes eu preciso de um tempo idiotizante mesmo. eu gostei de GG no final das contas, tomei abuso porque a série é muito longa. mas este não é um problema só dela. e outra coisa, a indústria televisiva precisa de outra série do gênero de gossip girl pra o público órfão.

      xoxo (:

      Excluir