Marcadores: , , , ,

Carnivàle: uma obra-prima das séries

Série ganhou cinco Emmys relacionados a ambientação, direção de arte e figurino

A luta entre o Bem e o Mal (aqui em caixa alta como dois grandes protagonistas) talvez seja o tema mais usado em produções cinematográficas. Abordar essa questão sem cair em armadilhas clichês é difícil para qualquer roteirista que se proponha a fazer algo diferente. Neste sentido, os criadores de Carnivàle foram bem-sucedidos. E digo mais, não se trata apenas de uma série, é uma obra-prima.

Passada na época da Grande Depressão nos Estados Unidos, mais especificamente entre os anos de 1934 e 1935, Carnivàle é sustentada nas ideias do maniqueísmo, sob os pilares de dois personagens principais, o jovem Ben Hawkings e o pregador metodista Justin Crowe, mais conhecido como Irmão Justin.

No primeiro episódio, vemos Ben (Nick Stahl, de Sin City) se juntando a um grupo circense, que passa de cidade em cidade arrecadando dinheiro com suas apresentações apenas para sobreviver. Ele descobre que tem um estranho poder, em que pode tirar energia de um ser vivo para curar outros. Aos poucos aprende a lidar com as vantagens e desvantagens desta descoberta.

Do outro lado, o Irmão Justin (Clancy Brown, Highlander e Um Sonho de Liberdade) se vê de mãos atadas para fazer o que considera o "trabalho de Deus", por conta de interesses políticos e burocracias. De repente, também descobre um poder, o de fazer as pessoas experimentarem seus piores pesadelos e causar dor, o que o ajuda a controlar e manipular seus rivais, criando seu rebanho de seguidores.

Càrnivale aborda temas como misticismo e religião

Por meio de sonhos e profecias de ambos os personagens, vemos que as histórias se entrelaçam por conta de um destino maior. Trata-se de uma batalha que acontece há eras e que envolve, de geração em geração, encontros entre uma criatura da luz e outra da escuridão - também conhecidos como avatares. O passado vai se tornando cada vez mais importante ao ponto em que visões são vivenciadas pelos protagonistas.

É impossível não falar, também, dos outros personagens. Por exemplo, há um vidente cego com poderes sobrenaturais e uma cartomante catatônica que lê as cartas se comunicando telepaticamente com a filha. Neste cenário de misticismo, crenças religiosas e manipulação, marcado por tempestades de areia (período do Dust Bowl), alianças e traições são forjadas, com direito a atuações extraordinárias.

Carnivále era para ter durado seis temporadas, mas ficou no ar por apenas duas, por conta da baixa audiência. Mas ainda assim vale ser conferida para quem gosta de uma série de alto nível. Entre várias premiações, levou cinco Emmys, relacionados à direção de arte, ambientação e figurino.

OBS: Existe uma versão em português do DVD da primeira temporada (tenho um em inglês), difícil de encontrar, mas qualquer coisa podem me contatar no meu e-mail que dá para achar uma forma de conseguir assistir. Veja abaixo o trailer:

8 comentários:

  1. Amo essa série, sonho que façam ela em quadrinhos ou desenho pelo menos.

    ResponderExcluir
  2. Amo essa série, sonho que façam ela em quadrinhos ou desenho pelo menos.

    ResponderExcluir
  3. OI! que pena que termina com a morte daquele personagem que foi curado pelo ben! e a sofhie parece que acaba encarnando o mal e tenta ressuscitar o pastor e em troca todo aquele milharal envolta morre. Devia ter um final mais longo, parece que faltou algo.

    ResponderExcluir
  4. Sim, exatamente, faltou a continuação das temporadas, mas infelizmente na época de 2003 e 2004, não muitos telespectadores como hoje em dia, se fosse nesta época agora, teria boa audiência em muitos lugares, eram poucos que tinham televisão por assinatura na época, hoje em dia está muito fácil, pois temos a netflix e tantas outra maneiras de divulgar séries como esta que podia estar hoje na lista, como uma das melhores, foi uma pena, estava muito interessante se tivesse continuidade, até hoje eu tenho as 2 temporadas legendadas que guardo no meu hd externo, como as outra séries também que tenho.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é uma obra prima. espero que haja uma forma de continuar. Atores envelhecem, diretores e criadores morrem. Series sao dificeis de administrar. Carnivale ficou pra historia. Elenco maravilhoso, historia incrivel, ambientaçao e fotografia impressionante.

    ResponderExcluir
  7. Pra min m foi uma das melhores séries que já assisti. Figurino e atores excepcionais. Gostaria muito que (se possível), tivesse continuação.

    ResponderExcluir
  8. Goiânia 31 de julho 2021 acabei de terminar a séria, ela é muito boa em vários aspecto cinematografico e merecia maior atenção.

    ResponderExcluir