Marcadores: , , ,

Jax Teller em versão Sympathy for the Devil

Charlie Hunnam interpreta Jax Teller em Sons of Anarchy

A música não poderia ter sido mais perfeita para o final do season finale da 5ª temporada de Sons of Anarchy. Sympathy for the Devil, em uma versão moderna de Jane's Addiction, traz o desfecho de uma temporada que viu o personagem principal, Jax Teller, criar uma verdadeira simpatia com o demônio - andando sobre uma linha tênue do abismo que guarda seu lado mais obscuro.

Aquele jovem sonhador que queria mudar seu clube de motociclistas para melhor - baseado nos relatos do diário de seu pai assassinado - percebeu que no mundo de anarquia em duas rodas não dá para ser bonzinho. A transformação do protagonista do episódio piloto da série até este foi muito bem conduzida por roteiristas e diretores - algo do mesmo nível que passou Walter White, de Breakind Bad (que será tema de um post num futuro próximo).

Nesta temporada, deu para ver o pior de Jax. Até a própria expressão no rosto do ator Charlie Hunnam está mais cansada, como se ele sentisse de verdade o fardo pesado que seu personagem está carregando. Jax mostra que ainda consegue tomar decisões importantes, como a que dá a reviravolta na história de seu trato com Damien Pope e até a que rende um final mais do que especial para seu padastro e rival Clay Morrow.

Mas é exatamente nas decisões certas que os efeitos colaterais insistem em se apegar. Ao mesmo tempo em que corrigiu os efeitos de um problema sério com a Justiça, Jax teve que corromper sua esposa, a médica Tara Teler, envolvendo-a em um incidente que culminou no assassinato de uma enfermeira. Além disso, arrumou um novo inimigo (irmão da morta), que promete dar o tom violento das ações na sexta temporada (esperada com ansiedade por este blogueiro).

O lado Sympathy for the Devil de Jax teve um tom mais ativo nesta temporada por conta da morte de um personagem importante - quem viu esta temporada, já sabe de quem estou falando. Aquilo mexeu com o seu coração e o tornou mais amargo, cruel e até mesmo perdido em certos momentos. Agora, sabe que tem de ser mal de verdade para conseguir sobreviver, mas não sabe qual o limite para atingir seu objetivo inicial - de ver o clube que é presidente, o Sons of Anarchy, sobreviver de atividades lícitas.

Se era visto por alguns dos membros mais antigos como um fator que poderia mudar a história de sangue dos Sons, Jax resume, em uma frase, durante um diálogo no final do episódio, que o sonho dos companheiros pode ser uma utopia. "Talvez eu não seja tão diferente".

A música Sympathy for the Devil tem uma linha que diz: "Prazer em conhecê-lo, espero que advinhe meu nome". No conhecimento geral e no da canção, trata-se do demônio. Mas na cidade ficcional de Charming Heights, ele pode ser chamado de Jax Teller.

OBS 1: Para quem não reparou, o guitarrista Dave Navarro, do Jane's Addiction, faz uma participação especial nos dois últimos episódios como primo de Nero Padilla (interpretado pelo ator Jimmy Smits, conhecido dos fãs de Dexter). Outro guitarrista que aparece brevemente é DJ Ashba, do Guns n' Roses.

Guitarrista Dave Navarro (no centro), do Jane's Addiction, em participação especial
OBS 2: Este post vai especialmente para Pedro Moreira, Diego Ataíde e Hugo Millet, fãs de Sons of Anarchy

Nenhum comentário:

Postar um comentário