Marcadores: , , , ,

Sherlock Holmes nos EUA em Elementary


Elementar é uma palavra que talvez nem fizesse parte de nossos vocabulários se o personagem Sherlock Holmes não existisse. E ela dá título a mais uma produção baseada no mais famoso detetive de todos os tempos. Só que, desta vez, com uma pitada forte de Estados Unidos na história britânica.

A série Elementary, da CBS, traz Holmes para os dias atuais, mas o tira de Londres. As investigações acontecem em Nova Iorque. Além disso, outra mudança drástica. O famoso Doutor John Watson, na verdade, é Doutora Joan Watson.

Interpretada por Lucy Liu (As Panteras), Joan Watson é uma ex-cirurgiã que agora atua como uma "companheira de sobriedade". Ela terá de ficar o tempo todo ao lado de Sherlock Holmes (Jonny Lee Miller), um ex-consultor da Scotland Yard. Ele veio de Londres após período conturbado em que passou um tempo em um centro de reabilitação.

Ao longo dos episódios, Watson vai aprendendo como lidar com o excêntrico Holmes. Mesmo com tantas mudanças em relação às histórias dos personagens principais, os pontos mais importantes de cada um são mantidos.

Por exemplo, Holmes tem um jeito pedante, que irrita Watson em vários momentos. No entanto, a genialidade do detetive nos métodos de dedução intrigam e inspiram a médica a querer aprender cada vez mais com ele. Outros nomes famosos da lista "sherlockiana" estão presentes de forma indireta (pelo menos nesta primeira temporada), como Irene Adler e o professor Moriarty.

Sherlock também tem o instinto de testar novos mecanismos o tempo todo. Tem várias monografias sobre assuntos bizarros. É desorganizado, com a bagunça reinando em sua casa. Também tem o problema com drogas modernas (cocaína e heroína) e álcool - na versão original do escritor Sir Artur Conan Doyle, na Londres vitoriana, o personagem tem uma relação com o ópio.

Elementary está chegando no final de sua primeira temporada. A segunda já foi encomendada pela CBS. A série se inspira na produção Sherlock, da BBC, de 2010. Esta também traz Holmes para os dias atuais, mas se passa na Inglaterra.

* Só uma observação de quem é fã do personagem: a frase "Elementar, meu caro Watson" nunca foi dita por Holmes nos livros. Ela apareceu pela primeira vez no filme O Retorno de Sherlock Holmes, em 1929, e de tornou popular nos episódios da novela The New Adventures of Sherlock Holmes, transmitidos na rádio BBC, entre 1939 e 1947.


Nenhum comentário:

Postar um comentário