A HBO é conhecida por realizar um bom encontro de realidade e invenção em grande parte de suas séries. A ficção histórica traz um ar de reflexão sobre até que ponto o que está sendo visto na tela da TV (ou do computador) aconteceu ou não. Dentro desse contexto, vemos questionamentos surgirem em torno de vários personagens - um deles é o gângster Nucky Thompson, de Boardwalk Empire, interpretado pelo premiado Steve Buscemi.
Em meio à era de proibição de bebidas alcóolicas nos Estados Unidos, instituída no país em 1919, Nucky surge como o "dono" de Atlantic City, em New Jersey, pelo seu poder político e econômico de manipular e corromper pessoas. Com isto, faz seu comércio ilegal e constrói um império com a venda de álcool.
O personagem foi inspirado em Enoch L. Johnson (1883 –1968), conhecido como Nucky Johnson. A mudança de nome para o seriado foi uma estratégia para que os roteiristas tivessem liberdade criativa e não precisassem se apegar a todos os detalhes. Mas ainda assim os principais traços de personalidade foram mantidos.
Nucky Johnson, o original, com gravata borboleta |
Na série, a versão ficcionalizada não só ordenou execuções, como também assassinou. Além disso, se viu envolvido em embates ou alianças estratégicas com outros poderosos do crime organizado na época. Quanto à vida pessoal, em Boardwalk Empire Nucky teve um segundo casamento em 1921, inexistente na realidade até 1941.
Boarwalk também tem outros chefes do crime organizado, como Johnny Torrio, Al Capone, Arnold Rothstein e Joe Masseria. A produção executiva é de Terence Winter e tem contribuição de ninguém menos que Martin Scorcese. A quarta temporada já está garantida. Para quem não conhece, segue abaixo o trailer legendado da primeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário